Carregando...
Voltar

Tendência 2020

A palavra azulejo tem sua origem no azzelij (ou zuléija), palavras árabes que significam “pequena pedra polida”. Elas eram usadas para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. No entanto, é comum que algumas pessoas acreditem que a origem do azulejo venha de Portugal devido à grande fama dos “azulejos portugueses”.

O interessante é que a utilização dos azulejos pode ser observada desde a Antiguidade, no período do Egito Antigo, e também pela zona do Mediterrâneo (norte da África e Europa). Após, o oriente islâmico impulsionou a produção desse produto sob influência das porcelanas chinesas.

Dessa forma, o azulejo entrou na Rota da Seda, ficando conhecido em centros artísticos no oriente. Entre o século XII e XVI, a produção foi concentrada na Europa, visto que a permanência islâmica nesse território propiciou a criação de técnicas mais modernas para a produção dos azulejos.
 

Existem azulejos com as mais variadas estampas e cores para incrementar os ambientes e a decoração de residências. Segundo a tendência da azulejaria, as peças abandonaram o tradicional formato quadrado e agora estão disponíveis em formas hexagonais, triangulares, com bordas circulares e outros.

Essa é uma maneira de acompanhar a tendência que predomina na decoração, em que é importante promover a personalização, o bom humor, a descontração e a criatividade para um ambiente moderno e elegante. 

Quais são as vantagens da azulejaria?

De modo geral, os azulejos são peças decorativas resistentes à umidade e a manchas. Quando bem cuidados, podem durar toda a vida. Sendo assim, é comum que a sua aplicação seja feita em áreas molhadas, como a cozinha, lavanderia e banheiros.

Outra vantagem é a grande facilidade de limpeza desse tipo de material, o que pode ser feito com produtos simples comprados no supermercado. Assim, não é necessário aplicar nenhum produto específico para garantir o brilho e a impermeabilidade. Além disso a gordura é facilmente retirada com uma mistura de água e sabão, tornando os azulejos boas opções para revestir áreas que as refeições são preparadas.

Archtrends

Mais Fotos