Carregando...
Voltar

Rodabanca de cozinha

O que é a rodabanca de cozinha?

A rodabanca é uma faixa de revestimento — que pode ser confeccionada em diversos materiais, como veremos adiante — localizada sobre a bancada.

Ela pode ser aplicada tanto em cozinhas quanto em banheiros, uma vez que ela ajuda a impedir que a água e outros resíduos penetrem na parede.

E a origem do nome é curiosa: por ter uma funcionalidade similar à do rodapé — só que em bancadas —, ela obteve esse rótulo entre os eventos de decoração, os especialistas e os consumidores.



 

Quais são as utilidades dela no lar?

Como a ideia principal é a retenção de líquidos para não infiltrarem nas paredes, arodabanca de cozinha tem que ser idealizada com materiais impermeáveis. Casos, por exemplo, dos azulejos e também das pedras naturais.

Só que ela não é apenas funcional. Esse tipo de bancada também apela bastante para trazer mais de sua personalidade e alma à decoração. Ela rouba a cena, seja na cozinhaou no banheiro, e pode reforçar elementos que você deu destaque em outras partes do cômodo.

Por exemplo: o uso de azulejos na parede onde fica o fogão e a coifa tem se tornado bastante popular ultimamente. E a rodabanca de cozinha pode complementar o visual com o mesmo modelo de revestimento. É possível criar uma decoração pontual, delicada e elegante.

 

Os materiais da rodabanca de cozinha também devem ser cuidadosamente escolhidos. Entre as principais opções do mercado nós destacamos as seguintes:

  • pastilhas de vidro e inox, cuja manutenção é simples e contam com ampla variedade de modelos;
  • pedras se destacam por conta do apelo estético, embora exijam mais do investimento;
  • vidros e espelhos também são bastante usados, agregando valor e noção maior de espaço também para a cozinha;
  • ladrilhos também são opções diferenciadas que somam em estilo e durabilidade;
  • papel de parede também é uma alternativa, mas não tanto para a rodabanca de cozinha. Pensando que o ambiente é bastante úmido, o material pode se deteriorar facilmente;
  • as luzes de neon também podem ser usadas, desde que com moderação e planejamentopara que a bancada não perca o seu efeito funcional;
  • adesivos de parede, por sua vez, já são confeccionados com materiais impermeáveis, podendo trazer mais cor e alegria à composição.


 

Mais Fotos