Carregando...
Voltar

Dicas sobre paleta de cores

1. CONSIDERE SUAS PREFERÊNCIAS PESSOAIS

A primeira e mais básica dica para escolher a paleta de cores para decoração é levar em consideração seus gostos pessoais. Para isso, liste tanto suas cores preferidas como aquelas de que não gosta. Esse passo inicial norteará suas decisões, ajudando a selecionar os tons que realmente agradam você e a sua família.

Afinal de contas, para se sentir feliz e à vontade no seu lar doce lar, é essencial optar por uma paleta que tenha a ver com você, certo? E, nessa fase, é bom se lembrar de que nem só de cores da moda sobrevive a decoração da casa, viu? Então, nada de apostar em uma paleta tida como tendência se ela não conversa com seu coração!

2. PENSE NO ESTILO DA DECORAÇÃO

O estilo do restante da decoração também é determinante para escolher a paleta de cores que vai estabelecer o clima dos cômodos da casa. Afinal de contas, as tonalidades podem tanto compor perfeitamente o estilo decorativo como destoar completamente da proposta.

Se sua intenção é, por exemplo, decorar o ambiente dentro do estilo clean, minimalistae sofisticado, cores claras esóbrias  são mais do que bem-vindas. Nesse caso, você pode abusar do branco, do bege e também do cinza.

Já se a decoração é rústica, paletas com cores terrosas e amadeiradas são opções certeiras. Por outro lado, se a décor é moderna e descontraída, cores quentes e vibrantes são as melhores pedidas.

3. CONHEÇA O SIGNIFICADO E O EFEITO DAS CORES

É importante conhecer o significado e o efeito causado pelas cores antes de escolher a paleta ideal para cada ambiente. Afinal, as tonalidades podem provocar sensações e transmitir sentimentos opostos! Enquanto o amarelo e o laranja são cores solares, que acolhem, estimulam e energizam, por exemplo, o azul é uma cor serena, que tranquiliza e traz equilíbrio.

Sabendo disso, procure conhecer a psicologia das cores e leve em conta o tipo de efeito e a atmosfera que você pretende criar em cada espaço. Nos quartos, por exemplo, o ideal é que a paleta favoreça ao descanso e ao relaxamento. Nesse caso, o branco, que transmite paz e tranquilidade, é melhor do que o vermelho, que pode provocar irritabilidade.

4. SIGA AS COMBINAÇÕES DO CÍRCULO CROMÁTICO

Para atender à dica anterior sem errar, você pode contar com uma ajuda valiosa: o circulo cromático. Aqui, o ideal é que você pegue a sua cor preferida e faça a harmonização dela com as possibilidades apresentadas pela ferramenta.

Assim, você pode usá-lo de formas diferentes. Na primeira opção, você deve combinar sua cor escolhida com aquelas que forem análogas ou contrastantes. As cores que ficam mais próximas da sua preferida no círculo cromático são análogas. Como exemplos, podemos citar azul / roxo, amarelo / laranja ou vermelho / rosa.

Já as contrastantes são aquelas que ficam em lados opostos no círculo cromático. Apostando nelas você criará um jogo interessante de cores, deixando o cômodo mais dinâmico e vivo. Algumas cores complementares são azul / laranja, vermelho / verde e cinza / amarelo.

5. PESQUISE AS TENDÊNCIAS

Na hora de escolher a paleta de cores para decoração da sua casa, não deixe de visitar lojas especializadas, comprar revistas de arquitetura e passar por ambientes inspiradores, que reflitam os mesmos gostos que os seus. Nesses lugares, você poderá encontrar as combinações de cores que está procurando para os ambientes.

Peça para fazer fotos, assim, ao chegar em casa, você pode comparar com a sua decoração e ver se realmente vai combinar e harmonizar, da forma como imaginou.

Exposições e eventos voltados para a arquitetura também são bons lugares para aprendermos a misturar elementos e criar ambientes confortáveis. Neles, também podemos checar quais são as tendências de cores e ver se elas combinam com nosso gosto pessoal.

Mais Fotos