Carregando...
Voltar

Conceito de luminotécnica:

Assim como a iluminação insuficiente pode deixar alguns cômodos da casa escuros, monótonos e desvalorizados, áreas com excesso de luz – especialmente a artificial – são capazes de provocar exaustão e cansaço nos moradores.

Seja por excesso de lâmpadas ou por falta delas, muita gente se perde na hora de construir ou reformar a casa e acaba gerando altos gastos de energia.

Nesse caso, o ponto de equilíbrio pode ser encontrado na elaboração de um eficiente projeto luminotécnico. Embora pareça um trabalho árduo e caro, ele oferece conforto, aconchego e até economia aos moradores da casa.

“Um bom projeto luminotécnico é aquele que pensa todo o espaço, trabalha de maneira conjunta a luz natural e artificial, traça estratégias para economizar energia e reduzir os impactos no meio ambiente”, afirma a lighting designer Lorena Mattos.

A arquiteta Marina Priolli, do escritório Priolli Galuppo, diz que um projeto luminotécnico eficiente também é capaz de valorizar a decoração e ressaltar os detalhes, como, por exemplo, um revestimento na parede, um quadro, uma planta ou uma escultura. “Fora isso, também agrega conforto, proporcionando o bem estar das pessoas”, conta a profissional.

Ela também ressalta que os ganhos em economia são muito relevantes, pois uma iluminação eficiente é aquela que oferece a quantidade de luz realmente necessária, sem pesar nas contas de do mês. “Alguns projetos exageram na quantidade de lâmpadas, o que significa não só gastos extras desnecessários com materiais, como também um desperdício de energia.

Um ótimo resultado vai depender de diversos fatores. Qual a linguagem arquitetônica, tipo de ambiente, composição de luz artificial com luz natural, custo final, perfil do cliente e o tempo que as pessoas permanecerão naquele espaço.

De um modo geral, a luz em si é invisível. O que vemos, na verdade, é o objeto iluminado. Por isso, a luz está ligada à cor e à textura que esse objeto possui. A sensibilidade sobre cores e luz é diferente para cada pessoa. Assim, a sensação psicológica transmitida será modificada para cada uma delas.

Dentro do conceito de luminotécnica, montar um projeto eficiente é um grande desafio. Isso porque é preciso que ele agrade e surpreenda o cliente, sendo eficiente e também extremamente funcional.

Para profissionais da arquitetura que desejam projetar a luz, conhecer o mínimo do conceito de luminotécnica é algo básico. Depois deve-se aprender sobre lâmpadas e luminárias. Aí então, em um outro momento, deverá saber sobre cálculos luminotécnicos e estudar detalhes fundamentais sobre essa técnica. O conceito de luminotécnica completo, na verdade, é muito amplo e envolve diversas particularidades.

A NBR 5413 – Iluminação de interiores, fixa parâmetros e conceitos que devem ser considerados com a intenção de tornar os ambientes confortáveis em relação a utilização de iluminação artificial. E além disso, auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada entre as várias que existem no mercado e aferir e fixar parâmetros para seus devidos desempenhos.


 

Mais Fotos